LEHIS - Laboratório de Estudos Hispânicos e Biblioteca André Trouche

O LEHIS - Laboratório de Estudos Hispânicos - foi criado oficialmente em 2009 para abrigar a biblioteca particular do professor de Espanhol André Trouche, doada em 2006 à UFF por seus familiares.

O objetivo geral do Laboratório é criar um espaço que favoreça uma relação de intimidade entre uma biblioteca física e os estudantes. São seus objetivos específicos oferecer material adequado para as pesquisas dos alunos; apresentar aos mesmos as diferentes coleções e ensinar-lhes como usá-las; organizar, preservar e ampliar o acervo; desenvolver projetos de experimentação bibliográfica; oferecer um espaço de leitura e intercâmbio de conhecimentos para os discentes.

Desde sua criação a biblioteca cresceu em todos os sentidos, expandindo sua coleção, abrigando o acervo da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro - APEERJ - e criando, em 2015, uma biblioteca digital que continua crescendo e hospeda seções de livros, revistas, filmes e vídeos sobre cultura e música hispânica. As coleções físicas crescem com as aportações dos professores do setor ou visitantes de países de língua espanhola.

A biblioteca física conta principalmente com livros e revistas de literaturas espanhola e hispano-americana, mas há também material de Língua espanhola e uma pequena coleção de Humanidades. O espaço é visitado não apenas pelos estudantes da Licenciatura Português-Espanhol do Instituto, mas também por alunos de História e Ciências Sociais, que consultam ali materiais sobre a Espanha e a América Latina dificilmente encontráveis em outras bibliotecas.

O LEHIS funciona na sala 303 do bloco C, com o trabalho de monitores bolsistas da PROAES. Os horários de atenção ao público mudam semestralmente e se encontram afixados na porta da sala.

Premium Drupal Themes by Adaptivethemes